quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Agente Ambiental em Saúde


Não sei se vou ser repetitiva em postar a mesma história que já postei no meu face, mas foi algo que me marcou e decidir compartilhar hoje no meu blog....
Para quem não sabe, eu sou uma Agente Ambiental em Saúde (que exerce especialmente o trabalho de controle de dengue entre outros), isso aconteceu exatamente uma semana atrás, sabe aquele dia que o extinto família está falando mais alto em você? Foi exatamente assim que eu estava, primeiro vir dois gêmeos lindos e pensei, imaginei como séria eu tendo dois filhotes gêmeos lindos e fofos (isso pra quem morre de medo de ser mãe e diz que não vai ter filhos rsrsrs), logo em seguida me deparei com um casal de idosos, pensa num casal fofo, bateu saudade da minha avó, da casa dela, das férias em família, se tudo isso já estava me deixando com o coração "mole", mais mexida eu fiquei quando o senhor começou a contar a sua triste perda, em um modo simples, mas sincero e cheio de emoção ele nós contou que perdeu uma bisneta por causa de dengue e por isso ele tinha todo o cuidado e medo.
Eu e minha amiga parceira de trabalho Patricia, fizemos nossa visita, demos nossas informações ao lindo casal e não satisfeito o bisavô resolveu contar novamente sua triste história, foi então que ele nós disse que levava a foto da bisneta para todos os lugares que ia e que carrega na carteira...
Até então eu acreditava ser uma adulta, quando ele decidiu nos mostrar a foto, a surpresa, era apenas uma bebê linda que tinha toda uma vida pela frente, o silencio reino, a senhora estava ali ao nosso lado calada, apenas prestando atenção em tudo que ele dizia, assim como eu e minha parceira, apenas ele falando como tudo havia acontecido, confessei e confesso novamente que sentir um nó na minha garganta, uma vontade de chorar e acredito que essa foi a vontade do casal e da minha parceira.
Sair daquela casa com várias e várias perguntas na minha cabeça e foi por essa razão que postei no meu face esse caso e fiz e refaço as mesmas perguntas, até quando as pessoas vão acreditar que dengue não existe? Que receber a visita de um agente e a coisa mais chata e desnecessária no mundo? Até quando as pessoas vão continuar sem ter consciência de que dengue mata? Até quando vamos continuar, nós agente sem ter nosso devido valor? Quando as pessoas vão começar a nós enxergar como alguém que apenas quer ajudar e nunca atrapalhar, quando?
Talvez daqui alguns dias, meses, anos ou até mesmo nunca, e difícil lidar com o ser humano e difícil mudar o pensamento de alguém, mas não é IMPOSSÍVEL.
A luta contra a dengue continua e quando me sinto desanimada diante do meu trabalho, diante daquela recusa até educada ou até aquela mesmo que a minha amada mãe e mandada pelo espaço, eu respiro fundo e continuo... 
Pessoal vamos ACORDAR, dengue não escolhe sexo, raça, classe social, idade, nada...
A dengue simplesmente está aí espalhada por todos os lugares e ninguém está livre de ser picado, mas TODO mundo PODE AJUDAR a evitar a proliferação desse bendito mosquitinho....

Equipe da ÁREA 3


PS: Hoje bateu saudade de toda a turma reunida, das conversas, risos, divisões, cantorias, choros e até dos desentendimentos gerados rsrs


Um comentário:

  1. Adorei...... assino embaixo! Realmente bate saudade de toda a turma reunida, das conversas, de compartilhar nosso dia de trabalho.... mas enfim, as coisas mudam, e estamos aqui para aprender cada vez mais..... e tenho certeza que vamos fazer um lindo trabalho nessa nova etapa....

    ResponderExcluir