quarta-feira, 25 de julho de 2012

Mamoplastia


Acho que esse e um assunto que preocupa muitas pessoas que pensam e até pessoas que já fizeram cirurgia, como eu já disse aqui muitas vezes, a cada mês e uma novidade e uma mudança que percebemos.
Esse mês fui surpreendida com a possibilidade de ter que fazer um retoque na minha cirurgia, foi uma ideia assustadora, porém andei pesquisando sobre o assunto e isso e mais comum do que imaginamos.
Revolvi compartilhar um texto que achei muito interessante sobre o assunto:



AS CICATRIZES:


Às vezes incompreendido é a idéia de que a cirurgia plástica não deixa cicatrizes. A verdade é que toda cirurgia deixa cicatrizes que poderão ser mais ou menos visíveis. De acordo com o caso, elas podem ser escondidas em linhas naturais da pele, dentro do cabelo, possibilitando o disfarce através das vestes, além de serem realizadas com técnicas minuciosas para minorar sua aparência. Obviamente, o resultado final de uma cicatriz dependerá de vários fatores, como por exemplo, dos cuidados locais empregados no período pós-operatório, da capacidade intrínseca de cicatrização do(a) paciente, das condições patológicas associadas (diabete, infecções, anemias, alergias, carência de certas vitaminas/proteínas etc), hábitos sociais (tabagismo, etilismo, sedentarismo, exposição solar precoce e prolongada, etc), predisposição genética (quelóides, cicatrizes hipertróficas), alergia a fios cirúrgicos, uso de determinados medicamentos (AAS, corticóides etc), fatores locais (tensão exagerada e espessura da pele etc), dentre outros.


Lembre-se que:
a) A evolução desfavorável de uma cicatriz pode ocorrer independente da melhor técnica utilizada;
b) Não culpe o cirurgião por ela, já que este mecanismo é intrínseco e diz respeito à carga genética;
c) Toda cirurgia plástica é passível de retoques. Aguarde a indicação do melhor período e oportunidade para isso, ou até para uma nova intervenção (se necessária).
Assim, toda cicatriz apresenta um tempo de evolução que somente no seu final apresentará um resultado definitivo. Para sua tranqüilidade e acompanhamento, saiba que há quatro períodos distintos de maturação de uma cicatriz, que podem variar de acordo com o tipo e espessura da pele (e que é diferente de pessoa para pessoa):


Período imediato: vai até o 30º dia após a cirurgia .A cicatriz é fina e pouco visível;


Período mediato: vai do 30º dia até o 12º mês. A cicatriz se apresenta transitoriamente espessada, bem como se inicia a mudança de cor, passando do mais escuro (vermelho/marrom) ao mais claro. É o período mais preocupante para o(a) paciente. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos aos(às) pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.


Período tardio: após o 12º mês. É a fase de resolução final do processo. A cicatriz começa a se tornar mais clara e macia, diminuindo as retrações e irregularidades. Qualquer avaliação de resultado da cirurgia, no tocante à cicatriz, deverá ser feita após este período. Também é importante frisar que estes resultados são variáveis de pessoa para pessoa, conforme vários aspectos já mencionados.


Menos freqüentemente, pode ocorrer o inverso e as cicatrizes sofrerem um alargamento, ou tornarem-se grossas, altas e duras, formando quelóides ou cicatrizes hipertróficas. Estes estão relacionados à qualidade da pele e à genética e não ao modo como foi realizada a cirurgia. Se ocorrerem, seu médico lhe dará toda a orientação e tratamento adequado, indicando, quando pertinente, uma cirurgia oportuna para o retoque.


Período maduro: Após os 18 meses. É o resultado definitivo.


9-AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS:


Não fique ansioso para ver os resultados da cirurgia logo nos primeiros dias. O nosso corpo precisa se adaptar às novas condições. Após o trauma cirúrgico ocorrem fenômenos normais de evolução como edema (inchaço) e acomodação dos 
tecidos.


Alguns aspectos estéticos, para serem resolvidos, exigirão mais de uma cirurgia . Retoques necessários para melhoria da qualidade devem ser levados em consideração. Intercorrências de qualquer natureza se houver, deverão ser resolvidas, ainda que sua solução implique em nova cirurgia.


Os retoques posteriores à operação devem obedecer a um critério de tempo de espera, até que os tecidos possam ser manipulados novamente. Neste caso é importante não ser impaciente. Uma cirurgia num momento inoportuno em geral não oferece resultado compensador.


Fonte: http://www.ronanhorta.com.br/



2 comentários:

  1. É né Rô...estamos em situações parecidas mais td vai ficar bem o importante é saber que tem concerto kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus que existe "O CONCERTO" rsrs... Boa sorte para nós.

      Excluir