quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Curiosidades

Mulheres costuma realizar: Mamoplastia Redutora ou Mamoplastia de Aumento
E os homens? Os homens fazem Ginecomastia ou Lipomastia.
Você sabe o que é? Sabe como funciona? Vamos saber um pouquinho mais sobre esse procedimento!


O que é Ginecomastia?

Ginecomastia é uma condição na qual a mama do homem aumenta de tamanho. O tecido mamário normal usualmente está localizado apenas atrás da aréola mamária, enquanto que na ginecomastia ele está presente além da aréola, em um ou ambos os lados e pode ser doloroso. 
A ginecomastia deve ser diferenciada da lipomastia (pseudoginecomastia ou falsa ginecomastia). Esta é mais freqüente em pacientes gordos, a mama está aumentada, porém não existe tecido mamário, mas sim gordura.

Quais são as causas da ginecomastia?


Ginecomastia é usualmente causada por alterações nos hormônios durante a puberdade; neste período, o andrógeno (hormônio masculino) em excesso é transformado no tecido gorduroso em estrógeno (hormônio feminino), o qual induz o crescimento do tecido mamário. Outras causas mais raras de ginecomastia são o uso de medicações (plasil, plamet, haldol, etc), insuficiência renal ou hepática, tumores de testículo, etc.


*A ginecomastia é o aumento das mamas masculinas, que podem inclusive ficar maiores do que os seios femininos

Quais são os problemas causados?

O crescimento das mamas pode afetar bastante a autoestima e a sociabilidade masculina, em especial na fase da adolescência. "Eles têm grandes queixas de dificuldade de relacionamentos afetivos por vergonha, mesmo com amigos", lembrou o cirurgião do Hospital Santa Virgínia, que afirmou ainda que o problema pode afetar também a saúde física do portador, já que "é comum recebermos pacientes com problemas de coluna por manterem posições viciadas, como a de dobrar os ombros para frente para esconder o aumento das mamas".

Como tratar?

Há diversas maneiras de tratar a ginecomastia e cada caso deve ser estudado individualmente. Em especial em adolescentes, nos quais não se faz nada, além de esperar o crescimento do paciente e a normalização do tamanho da mama. "Mas o procedimento cirúrgico é, habitualmente, o que resolve o problema".
Dentre as cirurgias que podem ser realizadas para sanar o problema, estão a lipoaspiração com ou sem retirada de tecido mamário, em casos moderados, e, em casos mais graves, "temos que retirar gordura, tecido mamário, que não vai fazer falta, e pele. É um procedimento semelhante ao da mamoplastia que é realizado nas mulheres".

Quais são os procedimentos?


Se o paciente não apresenta problemas físicos associados, a cirurgia acontece pela manhã, com alta no mesmo dia. No pós-operatório é preciso usar cinta elástica, que parece um sutiã específico, por até três meses após a cirurgia, fazendo drenagem linfática no terceiro dia pós-cirurgia - cerca de cinco sessões -, para reduzir o inchaço, a formação de hematomas e a possibilidade de nódulos de fibrose embaixo da pele, que a deixariam irregular.
A primeira semana é de repouso total. Após a segunda semana já é permitido dirigir. Exercícios físicos são plenamente liberados após um mês, assim como abaixar para pegar objetos e crianças.

***

Eu conheço duas pessoas que já realizaram esse procedimento e uma delas foi o meu irmão, quem me deu a ideia dessa postagem foi a minha mamis.
Parei para pensar será que isso é um problema genético? 






Nenhum comentário:

Postar um comentário