quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Curiosidades! Quelóide


O que é quelóide?

O quelóide é uma cicatriz elevada, firme, irregular, geralmente de coloração rósea, que pode aparecer como resultado de um corte, cirurgia, queimadura ou mesmo após a acne, que geram lesões com pus. 

Em alguns casos, pode haver dor e/ou prurido associado à cicatriz. O quelóide forma-se em pessoas com predisposição genética e é resultado da produção exagerada de uma proteína chamada colágeno por algumas células da pele, denominadas fibroblastos. 

Diagnóstico
Nos primeiros meses sua identificação pode ser difícil, confundida com uma cicatriz normal, mas, a seguir, o crescimento excessivo e desordenado faz com que a cicatriz cresça além dos limites da lesão original. Ela torna-se lisa ou irregular, escurecida e de consistência rígida, facilitando o diagnóstico. Porém, a característica principal é o avanço além dos limites esperados.
Em casos raros, o médico pode remover um pedaço pequeno da pele para encaminhar ao laboratório de patologia para ser examinado ao laboratório de anatomia patológica. Este procedimento é chamado biópsia.

Prevenção
Pessoas que são propensas aos quelóides devem evitar cirurgia estética.
Quando a cirurgia for necessária em tais pessoas, os cirurgiões devem tomar certas precauções especiais para minimizar a formação dos quelóides no local da incisão.
Exemplos de técnicas que poderiam ser usadas para minimizar a formação dos quelóide incluem a cobertura da ferida com fita de papel hipoalergênica durante várias semanas depois da cirurgia, cobrindo a ferida com folhas pequenas feitas de um gel de silicone, ou usando injeções de corticóide ou indicar radioterapia no local da ferida cirúrgica no início do período curativo.

Quais as regiões que possuem maior tendência ao desenvolvimento de quelóides?

Há algumas regiões do corpo que são consideradas de alto risco para o desenvolvimento de quelóides, como a região central do tórax, dorso, lobos das orelhas, região inferior das pernas e pescoço. Contudo, podem surgir em qualquer local, p. ex. em cicatrizes cirúgicas ou qualquer área que tenha sido furada com fins cosméticos.

Quem possui maior tendência a desenvolver quelóides?
As pessoas de pele mais escura possuem uma tendência maior a desenvolver quelóides que aquelas de pele mais clara. Há outros fatores importantes envolvidos; por exemplo, a presença de um corpo estranho (p.ex. fio de sutura) que favorece a formação de quelóides. Há também uma história familiar positiva em 5-10% dos europeus que desenvolveram quelóides. Assim, mesmo pessoas de pele clara que possuam história familiar devem ser cuidadosas. Os quelóides são raros na infância e na velhice, ocorrendo principalmente entre a puberdade e os 30 anos. As mulheres possuem maior tendência, e os quelóides podem aumentar durante a gravidez.
Uma atitude prudente seria evitar-se qualquer cirurgia eletiva ou a colocacão de piercings em pessoas de pele escura, ou que já desenvolveram quelóides no passado.

Como são tratados os quelóides?
É muito difícil remover completamente quelóides. A retirada cirúrgica, embora pareça atraente, não é uma boa idéia. Este tipo de tratamento resulta muitas vezes no surgimento de um outro quelóide que muitas vezes será maior que aquele presente inicialmente.

Os métodos de tratamento incluem:

Injecões de cortisona
Este tratamento é seguro, as injecões de cortisona realizadas uma vez por mês podem levar a uma reducão significativa do quelóide, especialmente aqueles pequenos e de início recente.]

Cirurgia
Como já foi dito, a cirurgia fará apenas com que um novo quelóide se forme.

Cirurgia associada a injeções de hidrocortisona
Este tipo de tratamento é realizado através da injeção de corticóides durante a cicatrização, para evitar a formação de um quelóide no pós-operatório, e durante todo o período de cicatrização. É muito doloroso como tratamento, mas pode eventualmente gerar uma boa resposta. Porém as injeções de hidrocortisona podem ter de ser mantidas por um período de tempo muito grande.

Criocirurgia
O congelamento dos quelóides com nitrogênio líquido pode reduzir os quelóides, tornando-os mais planos. Este método pode manchar a pele, gerando principalmente manchas brancas em pessoas de pele morena.

Compressão
A compressão de quelóides, à longo prazo, pode fazer com que sua consistência torne-se um pouco menos endurecida.

Laser
Os quelóides podem ser tratados com laser. O tratamento que utiliza pulsos de luz aplicados diretamente sobre a cicatriz de quelóide. As aplicações são realizadas em sessões que não ultrapassam uma hora. O número de sessões depende do tamanho e da profundidade da cicatriz de quelóide. O tratamento, de um modo geral, traz bons resultados, porém não é indicado para todos os tipos de quelóide. 
Para saber se o tratamento é ou não indicado, bem como o número de sessões, é necessário uma avaliação com um dermatologista. 

Fonte: www.policlin.com.br
             www.queloide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário